Quando um animal (o consumidor carnívoro) mata e devorá outro animal, dizemos que entre eles há uma relação chamada predatismo. Nesse caso, o animal que mata é chamado predador e o animal que é morto é chamado presa .



   Onça e capivara, pássaro e minhoca, louva-a-deus e gafanhoto, morcego e rã, aranha e mosca, serpente e rato... Poderíamos encher várias páginas deste topico com exemplos de relações de predatismo que ocorrem na natureza.
   Algumas pessoas podem pensar que os predadores são os "vilões" da natureza. Nada mais errado. Os predadores contribuem para o equilíbrio do ambiente, pois controlam o tamanho das populações de outros animais.
   Por exemplo, se eliminássemos todos os predadores de insetos de um ambiente, o número de insetos que se alimentam de plantas aumentaria, pois mais filhotes conseguiriam sobreviver e se reproduzir.
   E boa parte da vegetação correria o risco de ser destruída. Em outras palavras, se eliminássemos os predadores de uma região, poderíamos provocar um desequilíbrio ecológico.
   São muitos os recursos que os predadores têm para capturar suas presas, assim como são muitos os recursos que as presas têm para se defender do predador.



Nela se pode ver, por exemplo, um guepardo, mamífero extremamente veloz, perseguindo sua presa.